terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

07 de fevereiro - calor e falta de sangue

O dia de hoje está quente. Uma terça-feira quente com ausência. Era para acontecer uma doação de sangue, aqui em São Chico, no dia de hoje. Nossa doação foi cancelada. A administração do Hospital de São Francisco de Paula (nosso parceiro de anos), em janeiro, cancelou a doação por achar que teríamos pouco tempo para organizar uma grande mobilização.

Eu não brigo para fazer valer a minha opinião. Cada um acredita em algo e respeito isto. Quando me perguntam, quando querem saber, eu conto no que acredito. Eu acredito nas coisas simples e pequenas.  Acredito nas ações do dia-a-dia, aquelas bem triviais. Sou de guerrilha. Uso cada brecha para atuar. Se vou no supermercado é ali que vou me mostrar. Se me derem uma brecha, conto sobre a Associação Chico Viale e a doação de sangue. Se não me derem brecha, eu rezo e peço iluminação para todos. Peço evolução espiritual.

Não monto estratégias, não faço cálculos, nem relatórios sobre bolsas de sangue coletadas, número de doadores encaminhados aos doadores. Até porque não sou eu que encaminho alguém para doar sangue, é a consciência de quem doa sangue.

É assim que trabalho, é nisto que acredito. Não programo grandes mobilizações. A vivência já me mostrou que menos é mais. Que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. Mas nenhuma bolsa, salva nenhuma pessoa.

A Associação Chico Viale continua seu trabalho de informação, buscando conscientizar doadores de sangue a frequentarem Hemocentros e lá doarem sangue. Se você puder compartilhar esta mensagem, nós agradecemos. Se você puder doar sangue, deixe seu comentário aqui e receba nosso agradecimento. Doe sangue, doe vida... trabalho de formiguinha para uma vida inteira.

6 comentários:

  1. Sinceramente nem sabia que podiamos doar sangue em são chico, mas bom saber, e vou dar um jeito de ir, moro em são chico e sei da mobilização de vocês ... mas vou publicar ... abraços , vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vivi, pena que tu não deixou teu email. Doações de sangue, em São Chico, só quando vem a unidade móvel do HEMORGS. Ainda não temos data para uma nova campanha, assim se tu quiser doar tem que ir à POA ou Caxias!!!

      Excluir
  2. Olha só, eu sou doadora e sempre que possível me disponibilizo! Já me cadastrei p doar medula tbm... Qdo tiver alguma ação aqui por perto (nem sempre dá para sair p muito longe), dá um grito, q além de doar, ajudo a divulgar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Claudia!!! avisamos sim!!! e muito obrigada por defender a mesma causa!! bj

      Excluir
  3. Patrícia, que chata esta notícia... ruim ver um trabalho tão querido de todos nós daqui da cidade inviabilizado por este motivo. Conheço a triste história do motivo que gerou esta campanha de doação de sangue e a linda história que a Associação Chico Viale está fazendo em nossa cidade! Já havia me acostumado em ver de tempos em tempos o ônibus da Saúde recolhendo o sangue dos doadores e sempre encontrava amigos e outras pessoas que vinham com um curativo branco no braço e percebiasse que elas faziam, inclusive, questão de mostrá-lo... percebia-se o orgulho estampado em seus rostos por estarem fazendo aquele gesto! Concordo com vc as pequenas ações, as coisas simples geram muito mais resultados que os grandes cálculos e grandes estratégias que quase sempre estão fadados ao insucesso, principalmente se forem montados em bases irreais. Sim, as ações diárias, ao ir ao supermercado, ao caminhar na avenida, a procimidade e o convívio com os moradores da cidade sempre gerarão mais frutos... assim vive-se em cidades pequenas como a nossa. As tendencias ultrapassadas de gestao empresarial sao assim... Hoje novos conceitos surgem na área de gestao... onde os numeros dão lugar a humanidade... até p q a humanidade esta pedindo isto! Este tipo de conceito foi bastante usado áa uns 15 anos atrás... e deu errado... totalmente errado... as empresas que aderiram a isto e fizeram sua famosa reengenharia... se deram mal! (eu sei, eu vi... eu acompanhei) e os empresários que ainda se escudam nestes conceitos arcaicos e neoliberais de cálculos, metas e relatórios, vão se dar mal tbém... Hoje outros conceitos humanistas e humanitarios estao em voga e com resultados bem mais contundentes! Sei que estes antigos métodos ao serem implantados, afastam as iniciativas pessoais, para dar lugar a frieza dos números!

    E outra coisa Patricia, qualquer trabalho hoje... qualquer empresa... qualquer gestão que que afaste as pessoas e seus projetos será invalido... Hoje... a sociedade necessariamente tem que estar inserida, assim como suas iniciativas... tanto que o atual rumo político da nação galgou posicões inequivocas justamente escudado neste princípio de inclusão das pessoas na administração... e isto nao pode mais ser negado...

    Temos uma amiga em comum, que fez uma colocação muito interessante alguns dias atrás. Segundo ela, hoje nas empresas já se fala em vazio nos cargos de liderança...porque quiseram formar pessoas com números e estratégias...esqueceram que os líderes tem um faro para administrar com pessoalidade...também esperam ver gentileza! Realmente esta atitude não foi gentil... não foi simpática... tentar invalidar um trabalho, já tão querido de todos nós, gerado e operacionalisado com sucesso por uma pessoa de nossa comunidade, realmente foi bastante impopular! Patrícia... apresente teu projeto em alguma cidade vizinha, e vá fazer teu trabalho lá, já tenho certeza que ele será bem recebido!

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pela tua gentil atuação em nossa comunidade! Vc não é daqui, mas pode ter certeza que te queremos como se aqui tivesse nascido... e um insucesso teu é nosso tbém!

    ResponderExcluir
  4. oi nivia, não te preocupa que não iremos parar nosso trabalho e muito breve iremos retomar as campanhas de doação, aqui mesmo em são chico. às vezes é preciso parar para reorganizar o trabalho, respirar e continuar. já estamos a cinco anos nesta estrada e só pensamos em continuar!!! beijão

    ResponderExcluir

Nos escreva, mande notícias, faça seu comentário...