por Fabíola Frezza Andriola, nutricionista
Todos nós sabemos que uma alimentação desregrada e pobre em nutrientes e fibras aumenta as chances de diversas doenças crônicas, como a obesidade, a hipertensão, o câncer e o diabetes.
Além disso, todos nós temos uma boa noção do que é uma alimentação saudável – pobre em gorduras, rica em frutas e verduras, sem fritura – Gosto de dizer que de louco, médico e nutricionista todo mundo tem um pouco!!!
Mas então, por que muitas vezes não conseguimos colocar em prática nosso conhecimento sobre alimentação?
Acredito que o ato de comer envolve muito mais do que o simples fato de ‘matar’ a fome! Comemos por diversos motivos emocionais... por tristeza, por felicidade, por ansiedade, por comemoração ou compensação!
O primeiro passo é a consciência da nossa alimentação! Proponho a você leitor, um dia de conscientização!
Pare para pensar antes de comer qualquer coisa. Tente decifrar o que você está sentindo naquele momento... raiva? euforia? depressão? Qual seu sentimento naquele instante diante da comida.
Tenho certeza que esta pequena mudança já fará você ter escolhas mais saudáveis em sua mesa!
Que legal esse post! Já tinha me dado conta que me alimento melhor quando estou bem, e mal quando não estou nos meus melhores dias, em consequência perco uns kgs e fico me sentindo mal, até retomar uma boa alimentação.
ResponderExcluirAgora tentar decifrar o que estou sentindo antes de comer, nunca tinha parado para pensar.
Nesses últimos dias aqui, tenho comido só pq sei que preciso, mas nem sentir prazer em comer eu sinto mais. Quero a boa comida brasileira logo!